Boa Leitura!
Quer começar a trabalhar com o marketing digital mas tem sentido algumas dificuldades? Não se preocupe, isso é bem comum, quando eu comecei também passei por isso.
Se preferir, veja este passo a passo na videoaula:
Neste artigo eu vou te passar o passo a passo completo para você começar mesmo sendo um completo iniciante e mesmo se você tem pouco conhecimento sobre como trabalhar pela internet.
E se você aplicar com consistência, da maneira correta, o que eu vou te mostrar agora, poderá atingir resultados como este ou até melhores:
Existem diversas formas de começar, porém de acordo com a minha experiência, com o meu ponto de vista, a melhor forma de começar no marketing digital em 2022 é por meio do Marketing de Afiliados
1ª coisa: vc precisa entender como funciona este mercado digital:
Existem plataformas de vendas online, que funcionam como se fossem lojas, elas abrigam diversos produtos diferentes, que podem ser vendidos pela internet com poucos cliques.
Você só precisa fazer um cadastro rápido nessas plataformas e se afiliar aos produtos.
Dessa forma você consegue divulgar esses produtos pela internet e ganhar comissão por cada venda realizada.
As principais plataformas de vendas são:
- HOTMART
- MONETIZZE
- EDUZZ
- BRAIP
- TICTO
- PERFECT PAY
Existem outras mas essas são as mais conhecidas.
Então, o primeiro passo é fazer um cadastro que é super simples nas plataformas que você quer trabalhar.
A Hotmart é uma das plataformas de vendas mais conhecidas no Brasil, só para você ter uma ideia, atualmente há mais de 370 mil produtos cadastrados dentro dela.
Para vc se cadastrar basta clicar no botão laranja (a direita no topo) e preencher seus dados, não tem segredo.
Depois que vc se cadastrar, lá dentro do site da Hotmart, na aba lateral, vá em “mercado” é onde estão localizados todos os produtos.
Basicamente, existem 2 formas de atuação nessas plataformas:
Como PRODUTOR, ou seja criando produtos
ou Como AFILIADO, divulgando produtos
Para se afiliar a um produto é super simples, basta clicar em cima da imagem dele, aceitar os termos e clicar em “afilie-se agora”.
A vantagem de se trabalhar apenas como afiliado é que você não precisa criar nenhum produto e também não tem que se preocupar com diversas questões relacionadas aos clientes, como suporte, reembolso e etc, tudo isso fica a cargo do Produtor.
Como afiliado as responsabilidades são bem menores, e você só trabalha com produtos já validados, ou seja, produtos que já estão vendendo. Então, basicamente você só precisa se preocupar em divulgar o produto.
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Se você for trabalhar produzindo conteúdo, antes de escolher um produto para divulgar você deve definir um nicho de mercado no qual pretende atuar. Dessa forma você vai conseguir direcionar sua comunicação para um público específico.
Por exemplo: Concorda que a comunicação para a venda de um curso de desenho que visa um público infantil é bem diferente da comunicação de um curso de investimentos para um público adulto.
Por isso é importante definir um nicho de atuação, para você se comunicar da melhor forma possível de acordo com seu público.
Nicho de mercado nada mais é do que um segmento do mercado, uma fatia que representa um público com necessidades semelhantes, ou seja um grupo de pessoas com as mesmas necessidades.
Agora se você quiser trabalhar apenas com tráfego pago, enviando pessoas diretamente para a página de vendas, como você não vai produzir conteúdo, definir um nicho não é tão importante, inclusive você pode trabalhar com vários nichos diferentes
Então olha só, existem quatro grandes mercados, que se segmentam em diversos nichos.
- DINHEIRO – renda extra, marketing digital, investimentos, cursos profissionalizantes
- RELACIONAMENTO – casamento, sexualidade, conquista
- SAÚDE e BEM ESTAR – emagrecimento, musculação, dietas saudáveis, estética
- HOBBIES – fotografia, música, desenho, artesanato, pets
Como escolher o meu nicho lucrativo?
Uma boa forma para te ajudar a escolher o seu nicho lucrativo é você cruzar 4 pontos importantes:
- INTERESSE
- HABILIDADE
- DEMANDA
- LUCRATIVIDADE
INTERESSE – coisas que você gosta de fazer.
HABILIDADE – Assuntos que você tenha habilidade, ou seja, coisas que você faz bem e que você poderia ajudar outras pessoas.
DEMANDA – Assuntos que as pessoas procuram.
LUCRATIVIDADE – Assuntos que tenham gente disposta a pagar por isso.
Então se você juntar esses pontos com certeza você irá encontrar um ótimo nicho lucrativo.
E isso é algo bem pessoal porque cada pessoa tem afinidade com coisas diferentes
INTERESSE – coisas que você gosta de fazer.
HABILIDADE – Assuntos que você tenha habilidade, ou seja, coisas que você faz bem e que você poderia ajudar outras pessoas.
DEMANDA – Assuntos que as pessoas procuram.
LUCRATIVIDADE – Assuntos que tenham gente disposta a pagar por isso.
Então se você juntar esses pontos com certeza você irá encontrar um ótimo nicho lucrativo.
E isso é algo bem pessoal porque cada pessoa tem afinidade com coisas diferentes
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Vamos falar um pouco sobre a escolha dos produtos
A escolha de um bom produto é algo extremamente importante, porque existem produtos que simplesmente não vendem. Você pode fazer tudo certinho, um trabalho de divulgação impecável, mas se o produto for ruim ele simplesmente não vai vender.
Sempre escolha produtos que tenham o que eu costumo chamar de “promessa transformadora” ou seja, é um produto que oferece algo que pode mudar a vida da pessoa.
Olha só a diferença dessas duas promessas:
“Aprenda a fazer bolos no pote”.
Isso aqui é apenas conhecimento, neste caso você vai receber apenas informações de como fazer bolos no pote;
Agora observe esta outra promessa:
“Descubra como ganhar R$ 5000 por mês com bolos no pote lucrativos”
Essa segunda situação é muito mais atrativa, justamente porque ela está oferecendo mais do que uma simples informação, está oferecendo uma transformação na vida do cliente.
Aqui a promessa é aprender a fazer os bolos no pote e aprender a lucrar com eles, a conquistar uma renda mensal de R$ 5.000 reais
Imagine que uma pessoa saia da situação de desempregado e comece a ganhar R$ 5.000 reais mensais ou até mais trabalhando com bolos no pote. Isso pode transformar a vida de alguém, correto?
Fique sempre atento a isso.
Agora vamos falar sobre divulgação do seu link de afiliado
O que você precisa fazer é estruturar um funil de vendas, porque é através deste funil que você efetivamente vai conseguir realizar as vendas.
Existem diversos tipos de funil de vendas:
Por exemplo: Funil de Tráfego Direto, Funil de E-mail Marketing, Funil de WhatsApp, entre outros.
Alguns mais simples outros mais complexos. Todos podem trazer resultados se utilizados da maneira correta.
Na realidade você pode inclusive utilizar diversos funis diferentes ao mesmo tempo, em conjunto.
Este aqui é um exemplo que FUNIL DE VENDAS DIRETA.
Aqui você vai utilizar qualquer fonte de tráfego para atrair as pessoas para enviá-las direto para a página de vendas do produto.
Seja com tráfego orgânico ou tráfego pago. E não se preocupe porque daqui a pouco eu vou falar mais sobre tráfego também.
Fique atento a 2 pontos bem importantes se for utilizar este tipo de funil:
- Página de vendas
- Tipo de Público
Como você está enviando as pessoas diretamente para a página de vendas, é essencial que essa página de vendas seja muito boa, tenha no mínimo um design agradável e uma copy (copywriting) muito bem feita.
O segundo ponto, é que o ideal é enviar um “público quente”. Mas o que isso significa?
Aqui você precisa entender um pouco sobre níveis de consciência na jornada de compra.
Esses níveis representam em qual etapa o consumidor se encontra:
- Inconsciente
- Consciente do problema
- Consciente da solução
- Consciente do produto
- O mais consciente
Quanto mais consciente essa pessoa estiver, mais próximo o indivíduo estará da realização da compra. Ou seja, um público mais quente é um público mais consciente da solução e do produto.
Existe uma frase que ilustra bem essa situação:
Não dá pra oferecer uma aspirina para quem nem sabe que está com dor de cabeça.
Então, se você ficar enviando um público frio direto para a página de vendas, vai ser mais difícil realizar vendas. Lembre-se que o convencimento do cliente é formado ao longo de várias etapas.
Agora nós vamos falar sobre um ponto fundamental para a obtenção de resultados: Tráfego.
Conceitos iniciais sobre Tráfego
Tráfego no marketing digital se refere a movimentação das pessoas pela internet. Isso é extremamente importante porque nós precisamos atrair as pessoas para o nosso funil de vendas.
Obviamente Quanto mais pessoas chegando em nosso funil mais chances de vendas, então a lógica aqui é atrair o maior número de pessoas possível.
Existem dois tipos de tráfego:
- TRÁFEGO ORGÂNICO:
Neste aqui você precisa gerar conteúdo nas mídias sociais para atrair pessoas e assim direcioná-las para o seu funil.
Aqui você não gasta dinheiro, porém demanda tempo.
Você pode usar qualquer fonte de mídia social, por exemplo o Instagram, TikTok, YouTube, um blog de conteúdo ou qualquer outra.
- TRÁFEGO PAGO:
Aqui você vai investir dinheiro em anúncios, dessa forma atrair as pessoas e enviá-las para a página de vendas
Como o próprio nome diz, você vai pagar para fazer anúncios. Você vai atrair pessoas investindo dinheiro em anúncios.
As duas ferramentas mais conhecidas para fazer anúncios são Facebook Ads e o Google Ads.
Você pode escolher utilizar apenas uma ou outra forma, porém, eu acredito que se você unir os dois tipos de tráfego, você vai potencializar ao máximo os seus resultados.
Existem pessoas que preferem utilizar apenas tráfego pago, existem pessoas que utilizam apenas orgânico, mas todos os grandes nomes do marketing digital utilizam as duas fontes juntas, mas aí com você.
🚀 No meu ponto de vista, essa é a melhor forma de começar no marketing digital em 2022. Espero que este artigo te ajude bastante na sua jornada.
🤑 Muito sucesso e grande abraço.